A importância do profissional de psicopedagogia na vida das crianças em seus primeiros anos de vida escolar – Com a palavra, Elisângela Santos, profissional da Educação em Santa Rosa de Viterbo, SP.
Nada difícil, aliás, muito comum encontrar crianças, hoje em dia, com dificuldades diversas para aprender questões que parecem simples, ensinadas nos primeiros anos da vida escolar.
Elisângela Aparecida dos Santos é professora, psicopedagoga, tem pós-graduação em séries iniciais e educação infantil, está cursando neuropsicopedagogia e esclarece alguns pontos importantes neste sentido.
Histórico
A profissional da educação, além de dar aula no Parque Infantil e para o 1° ano do Fundamental I em uma escola particular de Santa Rosa de Viterbo, interior de SP, também trabalha com crianças que apresentam dificuldade no aprendizado. Elisângela ministra aulas de reforço, atende os pais de alunos para acompanhar o histórico e orientar como colaborar no ensino dos filhos de forma que, realmente, consigam aprender as lições.
“Sou professora há mais de 20 anos e percebo as crianças com dificuldades. A pandemia, por exemplo, deixou muitas crianças longe do presencial e o reflexo está sendo sentido agora. As vezes os próprios pais precisam de orientação. Trabalhar com crianças é minha vida, cada um tem seu jeitinho especial e para cada criança pode ser apresentado um universo de técnicas para que se adapte e consiga amar estudar e aprender. Algumas crianças aprendem de forma diferente das outras. É preciso identificar se a criança aprende melhor de forma lúdica, como através de jogos e outras atividades, ou de forma escrita, etc. O importante é insistir e acreditar que nenhuma criança é caso perdido. Todos podem aprender, desde que identificada a melhor maneira”, disse a profissional.
Questões especiais
Elisângela comenta também sobre as questões mais profundas, identificadas por profissionais da saúde, que são encaminhadas para o devido acompanhamento na sua área.
“Atualmente são tantas questões como, por exemplo: TDHA, hiperatividade, autismo, síndrome de down, dislexia, etc, e que devem ser abordados de forma diferente com cada criança e da maneira que ela melhor se adaptar. A criança chega com um diagnóstico e eu busco a melhor maneira para que aquela criança aprenda. Algumas crianças tem apenas dificuldade de concentração e outras questões mais simples, mas que, às vezes, é necessário um reforço ou uma orientação para melhor absorver os conteúdos. Outras tem algumas limitações maiores, mas para tudo tem jeito. Cada um vai aprender, mesmo com limites. É preciso paciência, amor e técnicas diversas, como eu já disse, cada criança é um universo e precisamos identificar como vai aprender, Estou aqui para atender, auxiliar e dar suporte a essas crianças com toda a atenção e cuidados que cada um merece”, finalizou Elisângela.
A profissional atende em Santa Rosa de Viterbo, na Av. Rio Branco, 213, no centro da cidade. Mais informações pelo WhatsApp (16) 99798-7201
Nota do Jornal: Por aqui a gente acredita que todos os pais querem o melhor para os seus filhos, portanto, é um prazer apresentar essa profissional da educação tão estudiosa e empenhada em seu novo desafio: Ensinar cada criança que precisa de ajuda especial, de maneira que essa criança aprenda todos os conteúdos necessários para que, no futuro, se torne um adulto seguro e feliz.