Cuidado – Golpe da falsa Central de Atendimento de instituições financeiras está circulando em Santa Rosa de Viterbo!
A equipe da Polícia Civil de Santa Rosa de Viterbo registrou 17 Boletins de Ocorrência nos últimos 10 dias relacionados a golpes que envolvem telefones de bancos (instituições financeiras) da cidade.
Como assim?
É o seguinte: O seu telefone toca. O número é do banco que você tem conta e, então, você reconhece e atende. Em seguida, uma pessoa se apresenta como funcionário do banco ou instituição financeira e informa sobre alguma movimentação estranha na sua conta e te pede confirmação de dados. Acreditando ser do banco, e até assustado porque não fez nenhuma transação, você passa dados ou segue orientações para instalação de aplicativos, passa senha, etc. Pronto, o golpe está concluído!
O que acontece? O número não é mais do banco?
Sobre ligarem de números conhecidos de bancos, como está acontecendo em Santa Rosa de Viterbo, o que os golpistas fazem, é mascarar o número da chamada com o do telefone do banco ou de uma central se atendimento usando uma técnica de falsificação de identidade, por isso você vê o número do telefone do banco no seu celular. Infelizmente é isso. Não podemos confiar nem nos números que já conhecemos.
O que fazer quando receber esse tipo de ligação?
Seremos objetivos: Desligue o telefone. Os bancos jamais ligam para confirmar transações suspeitas e nem pedem que você compartilhe seus dados pessoais, sua senha, código de segurança ou qualquer coisa do tipo.
Se receber um WhatsApp ou SMS suspeito (mensagem pelo celular), pedindo para clicar em link de banco, também ignore. Se estiver inseguro, vá até a sua agência bancária para tirar dúvidas.
Caiu no golpe?
Se você caiu no golpe, acredite, infelizmente, você não é o único. Em Santa Rosa de Viterbo a maioria dos casos acontece com idosos e também pelo telefone fixo. Portanto, avise aos idosos, para que fiquem atentos, pois muitos não tem acesso as informações pelas redes sociais.
Caso você ou alguém conhecido tenha transferido algum valor ou passado dados para golpistas, informe rapidamente a instituição financeira ou banco.
Além disso, é importante fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade. Alertar os amigos e familiares, especialmente, os idosos, que mais caem no golpe, e de extrema importância.