Vigilância epidemiológica confirma – Sim, estamos com muitos casos confirmados de dengue em Santa Rosa de Viterbo. Cenário para janeiro de 2025 é preocupante.
A Chefe da Vigilância Epidemiológica de Santa Rosa de Viterbo, enfermeira Ana Maria Gouvêa confirmou ao Jornal Cidade em Foco Online o aumento do número de casos da doença na cidade e também sobre a importância da vacina da dengue disponível para pessoas de 10 a 14 anos.
“Neste mês de dezembro/2024 tivemos um aumento realmente significativo de casos confirmados de dengue. Os sorotipos que estão circulando no município neste momento são o 1 e 2, o que deixa a situação mais preocupante. São 4 sorotipos de dengue no Brasil, e temos pelo menos 2 circulando na cidade de Santa Rosa de Viterbo. Quando a pessoa pega um tipo de dengue ela fica imune aquele tipo de dengue, mas ainda corre o risco de pegar os outros 3 tipos e a chance do quadro se agravar é muito maior. Portanto, todo cuidado é pouco. É importante frisar a importância da vacina. Peço que as pessoas levem seus filhos que tem entre 10 e 14 anos para receber a dose da vacina contra a dengue”, disse Ana Maria Gouvêa.
A profissional de saúde alerta: “Se você tiver qualquer sintomas de dengue procure avaliação médica imediatamente. Cenário para janeiro de 2025 é preocupante”, finalizou.