Algumas matérias, que vem sendo divulgadas com frequência pelos meios de comunicação, revelam que o mercado de trabalho no Brasil está com falta de mão de obra qualificada em diversas áreas.
Tecnologia
Pesquisas apontam que, só na área de tecnologia, estima-se que faltam 530 mil profissionais capacitados para ocupar vagas de trabalho em todo o território nacional. Muitas destas vagas, inclusive, estão disponíveis para home office ou trabalho híbrido, que é uma tendência neste segmento.
“O trabalho remoto é uma realidade e abre novas possibilidades, portanto, pode ser muito interessante para moradores de cidades pequenas, como Santa Rosa de Viterbo, São Simão e tantas outras na região. Então, ao invés de ter que se mudar ou encarar viagens diárias para grandes centros, os profissionais podem trabalhar de casa, atendendo empresas em qualquer lugar do mundo” , disse Rogério Moscardin, diretor da Cruzeiro do Sul.
Segundo informações atualizadas de estudos, as áreas que apresentam os maiores déficits globais de talentos são segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem e organização de T.I. e Automação, respectivamente.
Para Rogério Moscardin, diretor do polo da Cruzeiro do Sul Virtual em Santa Rosa de Viterbo, essa é uma informação muito importante para os jovens que estão saindo do Ensino Médio e buscando indicações de qual carreira seguir.
“Não tenho dúvidas que a área mais promissora para a próxima geração é a de tecnologia. Há muita vaga disponível, em empresas de portes variados, como indústria, mercado financeiro, prestação de serviços, entre outros. E há uma grande variedade de opções de cursos para estas áreas, desde cursos mais genéricos como Gestão de Tecnologia da Informação até cursos bem específicos. Os cursos de Engenharia de Software e Ciência de Dados, por exemplo, estão disponiveis e em alta”, disse.
Sobram vagas
Ainda segundo o diretor do polo da Cruzeiro do Sul Virtual, nos próximos 2 anos, todas as universidades brasileiras entregarão para o mercado “apenas” 50 mil novos profissionais. A demanda por vagas pode chegar a cerca de 800 mil. Ou seja, é um mercado totalmente aberto para novos profissionais.
“O polo da Cruzeiro do Sul tem diversas opções de cursos na área, com formações que podem durar de 2 até 5 anos, dependendo do curso escolhido. O aluno terá total flexibilidade, portanto, podendo estudar de onde e quando puder. As aulas acontecem dentro de um portal multimídia com todo o conteúdo necessário para se tornar um grande profissional e buscar uma destas vagas disponíveis”, finalizou o diretor.
O polo fica na Rua Condessa Filomena Matarazzo, 234 ao lado do Fórum. Os contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (16) 9.9355-7042.