Ataque em escola de São Paulo deixa uma aluna morta e três feridas – Segundo informações dos principais canais de notícias do país, um aluno de 16 anos entrou armado na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, por volta das 7h da manhã desta segunda-feira, 23 de outubro, e disparou tiros contra outros estudantes, por volta das 7h20. O aluno é matriculado na escola, no 1º ano do Ensino Médio, estava uniformizado no momento dos disparos, que segundo as primeiras informações, foram dentro de uma sala de aula.
Folha de São Paulo – Segundo apuração e matéria veiculada pela Folha de São Paulo, a mãe de uma estudante disse que o autor dos disparos era alvo de bullying, e já havia sofrido agressões físicas por parte de colegas, que haviam, inclusive, filmado um episódio em que o aluno teria apanhado de outros dentro da sala de aula.
Metrópoles – Uma professora da escola disse ao Metrópoles que teve acesso ao vídeo das agressões ao aluno, logo após os disparos. Estudantes da escola também informaram que seriam pelo menos quatro os autores do ataque, que também sofriam bullying. Ainda dito ao Metrópoles, segundo uma aluna, duas semanas atrás, ele avisou sobre o atentado, mas ninguém acreditou.
Adolescente apreendido
O adolescente foi apreendido pela Policia Militar e foi levado para o 70° Distrito Policial. As estudantes feridas foram levados para o PS do Hospital de Sapopemba. A aluna que faleceu tinha 17 anos e foi atingida por um disparo na cabeça.
Através das redes sociais, o Governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, lamentou o ataque e disse que a prioridade é apoiar os estudantes, professores e familiares. O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse estar solidário ao caso e informou que o laboratório de crimes cibernéticos foi acionado para colaborar com a Polícia do Estado de São Paulo e aprofundar as investigações.
Ataques nas escolas do Brasil
O ataque é o segundo registrado na capital paulista em 2023. Em março, um jovem de 13 anos, matou a facadas uma professora de 71 anos e feriu outras quatro pessoas na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste. No último dia 10 deste mês, um jovem de 14 anos matou a facadas um estudante da mesma idade na Escola Profissional Dom Bosco, em Poços de Caldas, MG. Ele ainda feriu dois alunos, de 13 e 17 anos.
O Brasil havia registrado 16 ocorrências nos últimos 20 anos, mas já tem ao menos oito casos de ataque a escola em 2023, sendo 2 ataques, no Estado de São Paulo.