Uma mulher à frente do seu tempo – Gema Aparecida Cicolani, um exemplo de ser humano.
Filha do Sr. José Cicolani e Dona Maria Olivo Cicolani, ela nasceu em Santa Rosa de Viterbo, em 1950. Ela não quis casar, não quis ter filhos e queria muito estudar, trabalhar e pagar suas próprias contas.
Seu sonho foi realizado apesar da preocupação do pai, mas com total apoio da sua mãe, que lavava roupas para 12 famílias e para o Grêmio Recreativo para ajudar nas despesas de casa e para que a filha se formasse e ganhasse seu próprio dinheiro através do seu trabalho.
“Papai ficou preocupado, o sonho dele era que eu me casasse e tivesse filhos, que ficasse em casa cuidando de tudo, como a maioria das mulheres da época, uma esposa e mãe dedicada. Até entendo a preocupação dele, era muito difícil para uma mulher, muito complicado que ela pudesse estudar, trabalhar, ter independência financeira, enfim, as mulheres não podiam ir tomando suas próprias decisões, mas com apoio da mamãe eu consegui”, disse Gema.
Primeiro emprego – Uma mulher à frente do seu tempo
O primeiro emprego foi logo que terminou a escola, aos 16 anos. Trabalhou na loja do Sr. José Aiala por 7 anos, até que conseguiu começar o magistério. Se formou aos 26 anos como professora e depois começou a faculdade de pedagogia. Foram 4 anos viajando quase que diariamente, onde concluiu o curso superior na Faculdade Claretiana de Batatais. Enfim, Gema se formou pedagoga.
“Durante muito tempo, apesar de pedagoga, também trabalhei ajudando na administração da merenda escolar de Santa Rosa de Viterbo. Sempre amei o ofício, eu e as merendeiras éramos muito unidas, guardávamos um pouquinho do salário todo mês para viajarmos juntas nas férias. O dia-a-dia sempre foi de muito trabalho, mas sempre com uma grande alegria. Nas nossas viagens conhecemos algumas praias e cidades turísticas no Brasil, até as mulatas do Sargenteli conhecemos. As merendeiras são minha paixão. Sou concursada, trabalhei como professora no início da carreira, no serviço público municipal, mas fiquei por muito tempo na coordenação da merenda e, também, na coordenação da educação. Atualmente, dou aulas no parque infantil, para as crianças de 4 a 5 anos, crianças muito queridas. Vou trabalhar enquanto Deus permitir”, disse.
Quase 50 anos como funcionária pública
Gema Cicolani completa 46 anos como funcionária pública no dia 1 de março de 2023. Uma mulher a frente do seu tempo, que teve uma mãe que a apoiou. Ela mora na sua própria casa com sua cachorrinha Cacau. O quintal é ligado ao quintal da irmã Isabel Cicolani, que também é professora e mãe de duas meninas, Luma e Melissa, estudantes.
“A Gema é minha irmã, mãe, amiga, é nosso anjo protetor”, disse a irmã Isabel.
“Nós só tivemos bons exemplos de mulheres guerreiras, nossa avó, nossa tia, minha mãe. Somos privilegiadas” disse Melissa Cicolani, sobrinha.
“Temos duas mães, tia Gema é minha madrinha e um grande exemplo de que o lugar da mulher é onde ela quiser”, finalizou a sobrinha, Luma Cicolani.