Buraco gigante entre a Rua Paraná e a Rua Ibiquara, em Santa Rosa de Viterbo, gera preocupação.
Buraco gigante entre a Rua Paraná e a Rua Ibiquara – “Está tenso. Pessoal que corta caminho pela estradinha/atalho que vem do Luiz Gonzaga tem que prestar atenção, porque o buraco parece que aumenta muito a cada dia que passa, e está fino nas beiradas. Está sinalizado, mas está perigoso passar a pé, de bicicleta ou de moto… De carro é impossível. Precisava de providências rápidas pelo risco de piorar cada vez mais e também risco de acidente” disse uma vizinho do local.
Esquina: Rua Paraná X Ibiquara
Santa Rosa de Viterbo | SP
Buraco gigante no Maranhão
Buriticupu é uma cidade situada a 417 quilômetros de distância de São Luís, no Maranhão, e pode desaparecer. O município com mais de 70 mil habitantes sofre com a abertura de diversas crateras que estão engolindo a área e decretou, então, calamidade pública
Cerca de 220 famílias vão ter de deixar suas casas , portanto, a assistência social liberou verba para aquisição de materiais de higiene pessoal, dormitório, aluguel de veículos e combustível..
As voçorocas são fenômenos geológicos que surgem como pequenas fendas no solo, geralmente provocadas pela força da água da chuva. As fendas chegam, então, ao nível de voçorocas quando atingem o lençol freático. É o que está acontecendo, portanto, em Buriticupu.
Segundo especialistas, o desmatamento, a ocupação desordenada, o relevo e o solo arenoso são os principais fatores que contribuíram para o surgimento e avanço dos buracos gigantes. No total, são 26 buracos gigantes que avançam sobre a cidade e iram o sono dos moradores.
A cada ano, as crateras avançam em média cinco metros sobre a cidade. Por onde passam, as voçorocas vão engolindo quintais, casas e ameaçam bairros inteiros. Mais de 50 casas já foram engolidas pelas crateras de Buriticupu.
Buracos gigantes no Maranhão – Fonte: https://www.estadao.com.br/